quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Geléias


A época das frutas vermelhas está acabando. Nada de morangos de verdade, framboesas ou amoras.
Digo morangos de verdade porque atualmente há morangos para vender durante o ano todo, mas os fora de época são horríveis. Não tem nada a ver com aqueles morangos macios e suculentos que a gente espera.
Na casa do meu pai tem uma amoreira. Minha tia deu a muda e eu plantei. Esperei muito tempo até que ela começasse a dar bons frutos. Este ano deu tanta amora que nem conseguimos colher tudo. O chão e minhas cadelas ficaram até tingidas de roxo, de tantas frutas que caíram.
Fiz suco, torta, sorvete e comi amoras como nunca. Mesmo assim sobraram muitas, e achei uma pena desperdiçar aquelas amoras grandes, gordas e suculentas.
A única coisa que me restou foi fazer geléia.
A geléia é um método de preservação. O açúcar preserva as frutas assim como o sal preserva a carne seca.
Antigamente, quando as frutas tinham épocas certas, as pessoas preparavam geléias para poder se deliciar com as frutas algum tempo depois da temporada.
Assim, cozinhavam as frutas em açúcar e as mantinham por uns bons meses.
Podemos dizer que existem dois tipos de geléia, uma que dura por anos e outra que dura por meses.
Eu aconselho a nós, não-profissionais da indústria de alimentos, a se focar somente nas geléias que duram menos. Para preparar geléias que duram anos, deve-se utilizar alguns conservantes, uma enorme quantidade de açúcar, vidros e utensílios esterilizados.
Cá pra nós, a geléia artesanal é muito melhor, já que não vai tanto açúcar como na outra, sendo possível assim sentir mais o gosto da fruta.
Com certeza você já comeu uma geléia que era tão doce que nem dava pra identificar de qual sabor era.
O preparo de uma geléia é simples, porém, se for preparada de maneira errada, você vai acabar com uma papa de frutas em vez de geléia.
Para cada quilo de fruta, adicione 150g de açúcar e um copo de água. Adicione uma colher de suco de limão e cozinhe em fogo baixo, até chegar à consistência desejada. Coloque num pote de vidro, tampe e mantenha na geladeira por um mês.
Muita gente erra quando cozinha a fruta em água e só depois adiciona o açúcar. A osmose vai pro lado errado, as células da fruta arrebentam e quando você ver o resultado final vai ter certeza que alguém vomitou na sua geléia quando você se distraiu.
Há uma outra maneira de preservar as frutas, na verdade a minha preferida.
Faça uma calda com 250g de açúcar e 400g de água. Depois que ferver, adicione as frutas, morangos por exemplo, e deixe cozinhar até amolecer a fruta, mas sem deixar desmanchar.
A calda “puxa” o líquido dos morangos ficando bonita e saborosa, enquanto que o morango encolhe pela perda da água, intensificando o seu sabor natural.
Geléias e frutas em calda são ótimos acompanhamentos para sorvetes, doces cremosos e até outras frutas frescas.
Experimente misturar a geléia que você fez no iogurte natural. Aí você vai entender o que é um iogurte com sabor de frutas.
Para uma sobremesa especial, que tal uma torta de frutas frescas e geléia?

Receita de hoje

Torta de maçã com geléia de amora

Ingredientes
-um rolo de massa folhada
-2 xícaras de geléia de amora ou morango
-4 maçãs gala descascadas
-4 colheres de açúcar
-2colher de manteiga sem açúcar

Unte uma forma de torta com manteiga, arrume a massa e adicione as maçãs cortadas em 4. Distribua a manteiga por cima das maçãs, despeje a geléia e feche a torta com mais massa folhada.
Risque a massa que cobre a torta para não crescer muito e salpique com açúcar.
Leve ao forno a 180 graus por 40 minutos, ou até dourar.